O significado do aniversário -Sri Chinmoy

“Pense no seu aniversário como um dia não apenas de alegria, mas também um dia de promessa.”

-Sri Chinmoy

***

No dia da sua alma [seu aniversário], cedo pela manhã pense: “De uma Fonte muito, muito elevada, elevadíssima, eu vim ao mundo para fazer algo verdadeiramente bom para a humanidade.” Sinta nesse momento que você não é o corpo, não é o vital, não é a mente, não é o coração. Você é apenas a alma.

Imagine que a sua alma está entrando nesse mundo como a mais bela criança. No seu aniversário, a sua alma está lembrando à Mãe Terra: “Eu vim do Alto. Mas agora estou aqui para você. Eu vim de Deus, mas Ele me enviou apenas para trabalhar por você. Mãe Terra, por você eu vim.”

E a Mãe Terra diz: “Você veio. Trilhou uma distância muito, muito longa. Agora estou lhe dando o que eu tenho: meu cuidado, minha afeição, minhas bênçãos, minha alegria, meu orgulho, minha doçura, minha atenção, meu carinho – tudo o que eu tenho estou dando a você agora e sempre lhe darei.”

-Sri Chinmoy, 222 Técnicas de Meditação

***

“No nosso aniversário,
Nossas almas se tornam a vastidão
Do céu estrelado.”
-Sri Chinmoy

***

Pergunta: No nosso aniversário, há algumas qualidades especiais nas quais devemos meditar?

Sri Chinmoy: Sim. Devemos meditar em gratidão a Deus, em nossa entrega à Vontade de Deus e a aceitação completa de nossa própria vida interior.

***

Pergunta: Nosso aniversário é o dia mais feliz de nossa vida em cada ano. Como podemos tornar os outros dias até o próximo aniversário igualmente felizes?

Sri Chinmoy: É verdade. O seu aniversário é o dia mais feliz. Mas os outros dias você também pode tornar assim felizes em sua vida espiritual ao fazer duas coisas. Pela manhã, faça uma lista de seus desejos. Na lista, se você tem dez coisas, então tente ver se consegue tirar uma delas. Você não precisa escrever cem desejos. Apenas escreva dez. Depois, quando ver que chegou a apenas um desejo e, por fim, que não há nenhum, você pode fazer outra lista. Você não precisa pensar em cada desejo propriamente, se ele apareceu ou não. Automaticamente você sentirá alegria por não ter aquele desejo. Essa é uma forma.

A outra forma para se fazer feliz é reduzir a sua expectativa. Se você espera algo dos outros, terá apenas frustração. Mesmo se você espera algo de si mesmo e não consegue essa coisa, você fica irritado e frustrado. Você ficará fadado ao desapontamento. Quando não recebe algo dos outros, você fica irritado com eles, porque eles não satisfizeram os seus desejos. Quando não consegue algo de si mesmo, você sente que é inútil. E então você fica triste e com raiva. Quando isso aconcecer, apenas diga a si mesmo: “Isto não está certo. Eu farei o que é certo. Se eu esperar algo do mundo, ficarei frustrado, pois o mundo é assim mesmo. Se eu esperar de mim, talvez também não consiga realizar o que esperava. O que preciso é de paciência.” …

– Sri Chinmoy, The Soul’s Special Promise, Part 2, Agni Press, 1999.

Comemorando o seu aniversário

Canções e aforismos sobre aniversário

O que fazer durante o aniversário