Não tente abordar Deus com sua mente pensante. Isso apenas irá estimular as suas ideias intelectuais, atividades e crenças. Tente se aproximar de Deus com o seu coração fervoroso. Isso despertará a sua consciência espiritual e devotada.
Se conhecermos a divina arte da concentração, se conhecermos a divina arte da meditação, se conhecermos a divina arte da contemplação, fácil e conscientemente poderemos unir o mundo interior e exterior. E, para nossa grande surpresa, veremos que o mundo exterior, o qual está agora cheio de complexidade, desarmonia e tudo o mais, estará pronto para se tornar harmonioso, simples, franco e genuíno. A vida interior tem a capacidade de simplificar as complexidades da vida exterior. O mundo interior e o mundo exterior devem caminhar juntos. Se não, o que acontecerá? A vida interior terá de aguardar milênios para oferecer a verdade de Deus ao mundo todo e a vida exterior permanecerá um deserto árido por milênios.
Cada oração plena de alma
E cada meditação feita de todo o coração
Podem e irão, sem falta,
Criar um gigante-confiança
Na vida do Deus-buscador.
Do livro de Sri Chinmoy, A Jornada Alma da Minha Vida – Meditações diárias para inspirar as suas manhãs em todos os dias do ano.