Não pense no resultado. O seu sincero esforço em servir a Deus é o que mais conta; ele, por si só, é a maior realização de todas.
“Você tem direito à ação, mas não aos frutos dela.” Essa é a mensagem do Bhagavad Gita. Os frutos da ação vêm em forma de sucesso ou fracasso. Mas nem o sucesso, nem o fracasso são a nossa meta derradeira. A nossa meta é o progresso. O sucesso de hoje, amanhã será insignificante. Se virmos a vida como uma canção de progresso gradual, a vida será uma satisfação constante. Mas se nós a virmos em termos de sucesso e fracasso, imediatamente a nossa paciência será testada. Hoje não obtemos um certo tipo de sucesso; amanhã tentaremos então obter outro tipo de sucesso. E tentaremos alcançá-lo a ferro e fogo, usando quaisquer meios – honestos ou desonestos – porque tudo o que queremos é algo para satisfazer a nossa necessidade imediata. Mas a necessidade imediata não é a nossa necessidade eterna. A nossa necessidade eterna é o progresso.
As plantas-fracasso de hoje
Amanhã se transformarão em
Árvores-sucesso.
A paciência vinda de baixo
E a Compaixão que vem das alturas
Podem e farão o impossível
Facilmente.
Do livro de Sri Chinmoy, A Jornada Alma da Minha Vida – Meditações diárias para inspirar as suas manhãs em todos os dias do ano.