Uma pessoa comum precisa de esperança para fazer qualquer progresso e se não há progresso, a auto-destruição começa. Sem a esperança, a vida para uma pessoa comum torna-se uma poça de água estagnada. Mas se você tiver aspiração sincera, não precisará se preocupar. Você terá tudo.
Como podemos evitar de perder a esperança? Devemos tentar deixar de lado todas as expectativas da nossa mente desejosa. É a nossa mente exterior que sente a necessidade de algo ou de alguém. Quando sentimos que precisamos de algo, a esperança entra em cena. É a mente dos desejos que alimenta a nossa esperança exterior. Se pudermos estar acima dessa mente e permanecermos o tempo todo na espontaneidade do coração, teremos um sentimento constante de possuir a verdade divina. O nosso coração interior está sempre pleno e satisfeito, não precisando de nada. Quando não precisamos de nada, a esperança nem entra em cena, pois ela não é realmente necessária. Quando você permanece junto da aspiração do seu coração, você se identifica constantemente com a Vontade de Deus, e a sua esperança terrena é transformada em esperança divina.
A esperança é doce.
A esperança é iluminadora.
A esperança satisfaz.
A esperança pode ser eterna.
Portanto, não desista da esperança,
Mesmo no ocaso da sua vida.
Do livro de Sri Chinmoy, A Jornada Alma da Minha Vida – Meditações diárias para inspirar as suas manhãs em todos os dias do ano.