Fracasso indica a nossa falta de determinação inabalável. Sucesso indica o nosso forte poder de concentração. Progresso indica que a coroa da Vontade de Deus está em nós e é para nós.
No nosso dia-a-dia, quando falhamos em algo, sentimos que o nosso mundo inteiro se perdeu. Achamos extremamente difícil enterrar a nossa triste experiência no esquecimento. Quando conseguimos sucesso, nessas horas ficamos inchados de orgulho. Acalentamos esse orgulho por causa do nosso ego. Por vezes, exageramos nas nossas conquistas – além da imaginação. Por vezes, queremos provar para o mundo que temos ou somos algo, quando rigorosamente falando, não é verdade. Tentamos fazer os outros sentirem que somos excepcionais, mas no íntimo dos nossos corações, sabemos que não é verdade. No entanto, quando nos preocupamos com o progresso, queremos ser somente o que Deus quer que sejamos. Não esperamos qualquer apreciação vinda do mundo. Não queremos que o mundo nos superestime ou nos subestime; queremos apenas que o mundo nos aceite.
Quem pode determinar a distância entre
Os meus conhecidos anos de fracasso
E os meus desconhecidos anos de sucesso,
Senão o buscador-verdade
E o Deus-amante que há em mim?
Do livro de Sri Chinmoy, A Jornada Alma da Minha Vida – Meditações diárias para inspirar as suas manhãs em todos os dias do ano.