Se o seu coração quiser desembarcar nas margens do deleite, então a sua mente deverá dizer adeus à praia dos pensamentos.
Forças negativas são aquelas que lhe dizem que você não presta para nada e que é um caso perdido; que você não pode realizar Deus e que é inútil tentar. Essas são as forças que lhe dizem para não orar e meditar, porque não há nada na meditação. As forças positivas fazem-no sentir que é uma criança escolhida por Deus e que tem a possibilidade e a potencialidade de fazer algo significativo por Deus e pela sua própria divindade, a cada momento. Permanecendo no coração, encontrará muito poucas forças negativas, quase nenhuma. Mas, se viver na mente, as forças negativas frequentemente o desafiarão. É quase impossível conquistar algo com a mente. Mas com o coração, não é apenas possível e praticável, mas inevitável que derrote todas as forças negativas.
Se você poder viver
Dentro do seu coração-silêncio,
Então poderá facilmente estabelecer
O seu deleite-satisfação –
Para o proveito da humanidade.
Do livro de Sri Chinmoy, A Jornada Alma da Minha Vida – Meditações diárias para inspirar as suas manhãs em todos os dias do ano.