09 de agosto: A Alegria Autocriada – meditação matinal diária

meditacao-guiada-there-is-only-one-dream-self-transcendence

O ego humano nunca pode, sob qualquer circunstância, experimentar verdadeira alegria interior. O ego humano pode experimentar prazer fazendo muitas coisas, acumulando riqueza e conquistando poder sobre os outros. Mas a verdadeira alegria interior é autocriada. Ela não depende de circunstâncias exteriores ou conquistas exteriores.

 

O ego, que é o pequeno “eu”, está constantemente procurando algo além de si mesmo, pois é limitado. A verdadeira natureza do ego é estar insatisfeito e descontente. Ele nunca está satisfeito com o que tem, nem com o que é, pois a verdade está sempre noutro lugar. A verdade está bem longe do ego, mas ele pensa que ela está logo ali na esquina, à mão, ao seu fácil alcance. Onde quer que esteja, o ego parece estar numa das margens de um rio, vendo que a verdade está na outra margem. Então, quando ele vai até aquela margem, descobre que a verdade está afinal noutro lugar. O pequeno “eu” está sempre encantado com a sua própria concepção da verdade. Embora esteja andando no campo de experiências desanimadoras, ele sente que está a ponto de entrar no campo de experiências animadoras e satisfatórias.

 

Quer possuir o mundo?

Então faça o mais importante primeiro.

Reze para Deus o possuir inteiramente,

Junto com a floresta-desejo da sua mente.

 

Do livro de Sri Chinmoy, A Jornada Alma da Minha Vida – Meditações diárias para inspirar as suas manhãs em todos os dias do ano.