Meditação guiada diária: mantenha os inimigos fora

por Sri Chinmoy

Meditação guiada extraída do livro 222 Técnicas de Meditação, de Sri Chinmoy.

Veja mais meditações guiadas diárias.

 

Mantenha os inimigos fora | Há duas formas de pensamentos: bons e maus. Um tipo é saudável e o outro não. Os pensamentos ruins, não divinos, são nossos inimigos, enquanto que os pensamentos bons, divinos, são nossos amigos. Estamos parados na porta da nossa casa e há alguém batendo à porta. Temos que ver se é um amigo ou um inimigo. Se for um amigo, permitiremos que ele entre. Se for um inimigo, não permitiremos.

Mas a dificuldade é que, algumas vezes, quando abrimos a porta só um pouquinho, imediatamente os inimigos podem forçar a entrada. Então o que faremos? Não abriremos a porta nem um pouquinho. Manteremos a porta trancada por dentro. Nossos verdadeiros amigos não irão embora. Eles pensarão: “Algo está errado com ele. Normalmente ele é tão gentil conosco. Deve haver alguma razão especial pela qual ele não está abrindo a porta.” Eles têm uma unicidade simpática e esperarão indefinidamente.

Mas nossos inimigos querem apenas nos aborrecer, nos torturar, nos destruir. Eles vão esperar apenas por alguns minutos. Então perderão a paciência e dirão: “Está abaixo da nossa dignidade perder tempo aqui.” Esses inimigos têm um orgulho próprio. Dirão: “Quem se importa? Quem precisa dele? Vamos embora atacar outra pessoa.” Se não prestarmos atenção a um macaco, ele irá embora morder outro alguém.

Mas nossos amigos dirão: “Não, nós precisamos dele e ele precisa de nós. Esperaremos por ele indefinidamente.” Então, após alguns minutos, nossos inimigos irão embora. Daí, poderemos abrir a porta e nossos amigos mais queridos estarão lá, esperando por nós.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.