a única forma de se livrar da tentação… – Oscar Wilde

Um verdadeiro buscador da Verdade infinita nunca poderá se beneficiar com a descoberta de Oscar Wilde de que “a única forma de se livrar da tentação é ceder a ela.” O buscador já descobriu a verdade de que é apenas através de elevada, mais alta e altíssima aspiração que é possível se livrar de todas as tentações, vistas e não vistas, nascidas e não nascidas.

Wilde diz algo mais, algo que é muito significativo: “Posso resistir a tudo, menos à tentação.” É claro que ninguém o culpa por tanto, pois a tentação é uma doença universal. Para um homem sem aspiração, a tentação é inegavelmente irresistível. Mas um verdadeiro buscador sabe e sente que ele pode resistir à tentação, mas que não consegue resistir à transformação, a transformação da sua natureza física, sua consciência por completo, no seio do mar do Tempo. É claro que a transformação da sua natureza física, de toda a consciência terrena, é algo que nunca poderá resistir. Pelo contrário, é por essa transformação que ele vive na Terra.

 

____________________

Pérolas de Sabedoria do Ocidente e comentários devotados de Sri Chinmoy, extraídos do livro Pensadores-Filósofos do Ocidente, editora Agbook

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.