Robert Frost

Os bosques são lindos, escuros e profundos,

Mas tenho promessas a guardar,

E milhas a percorrer antes do repousar,

E milhas a percorrer antes do repousar.

 

Quero comentar brevemente sobre essas linhas imortais de Robert Frost. Essas devotadas linhas vieram diretamente dos mais profundos recônditos do poeta. Os bosques, de um ponto de vista espiritual, na vida interior, significam aspiração. O significado espiritual de um bosque lindo e escuro é uma intensa aspiração. O que é aspiração? Aspiração é a chama profunda que há dentro de nós e nos leva ao Absoluto Altíssimo. E quando dizemos aspiração intensa, temos de sentir a intensidade da aspiração como algo que nos conduzirá mais rápido até a nossa Meta destinada e, ao mesmo tempo, trará o nosso destino para perto. Quando a intensidade habita na nossa aspiração, a realização não é mais uma meta distante. Não. Logo a realização estará a nosso alcance.

O poeta ainda diz: “E milhas a percorrer antes do repousar.” Aqui, a aspiração é o despertar da jornada, e a realização é o desfecho. Quando mergulhamos no caminho interior, percebemos que a Meta destinada está muito, muito longe. O poeta certa e devotadamente nos conta que a Meta do Além é muitíssimo longínqua. E conta que, uma vez alcançada essa Meta, ele poderá dormir.

Do ponto de vista humano comum, essa afirmação está absolutamente correta. Apreciamos o fruto da realização apenas quando alcançamos o destino. Mas, do ponto de vista rigorosamente espiritual, vemos algo mais. A realização é algo constantemente auto transcendente. A aspiração de hoje se transforma na realização de amanhã. E a realização de amanhã é a desbravadora de uma Meta mais elevada e mais profunda. Não há fim para a nossa realização. Deus é eterno. Nossa jornada é eterna, e a estrada em que estamos marchando é também eterna. Somos soldados divinos, eternos, marchando em direção ao Além que está sempre transcendendo suas próprias margens.

 

3 de abril de 1970

Darthmouth College

Hanover, New Hampshire

 

– Sri Chinmoy

 

Do livro Pensadores-Filósofos do Ocidente editora Agbook

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.